Achou útil? Compartilhe: Tweetar, e
E.4. Os Principais Passos para Obtenção de Investimento-Anjo
(sumário baseado no livro “Investidor-Anjo – como obter investimento para seu negócio”)
O processo de obtenção de investimento-anjo para criação de uma nova empresa (chamada de startup) pode ser divido em 2 etapas: a primeira de estruturação do negócio e a segunda de captação do investimento. Assim, o empreendedor que necessita de investimento-anjo para criação e desenvolvimento de sua startup deve começar pela preparação e modelamento de seu negócio, conforme apresentado a seguir:
Com estas etapas cumpridas, o empreendedor estará pronto para iniciar a busca, apresentação e negociação com potenciais investidores-anjo para sua startup, lembrando que esta busca é mútua, pois como serão sócios, como detalhado no livro é equivalente a procurar uma esposa/marido, devendo-se cumprir as mesmas etapas, conforme abaixo:
Para maiores detalhes sobre estes passos, consulte o livro "Investidor Anjo" e conheça os Cursos/Workshops.
- Primeiro o empreendedor deve conhecer o que é Investimento-Anjo, para compreender no que poderá ajudar no seu negócio, como deverá ser preparar, quais os requisitos e principais termos da negociação, bem como o que ele deverá oferecer para o Investidor-Anjo para se interessar pela startup dele.
- Contratar um Conselheiro (também chamado de advisor), profissional experiente que possa orientá-lo no desenvolvimento de todas estas etapas em troca de uma pequena participação no negócio; o Conselheiro pode ser inclusive um investidor-anjo, que posteriormente pode até se tornar o investidor-líder da sua startup. Veja mais aqui.
- Pesquisar o mercado em que irá atuar, conversando com potenciais clientes e principalmente testando e validando se suas ideias realmente atendem as expectativas e necessidades deles, bem como que concorrentes já atuam em seu segmento, para comparar suas vantagens competitivas.
- Montar o time certo, isto é, avaliar quais competências (ex.: técnicas, de negócios, operacionais, etc.) são essenciais para o seu negócio, se os fundadores têm as mesmas e assim se será necessário buscar novos colaboradores para complementarem.
- Desenvolver um protótipo ou prova de conceito do principal produto/serviço que irá ofertar com objetivo tanto de apresentar para os consumidores potenciais para sua validação, quanto para o Investidor-Anjo, a fim de dar maior clareza da sua proposta, bem como demonstrar sua capacidade de execução.
- Elaborar um Pitch (veja como aqui) e uma apresentação de seu modelo de negócio, que contenham os itens mais relevantes do mesmo, como qual necessidade seu produto/serviço atende, como irá atender esta necessidade, qual o mercado-alvo/perfil do cliente, como irá divulgar/comercializar, como/quanto espera faturar e qual valor de investimento precisa e para que será utilizado.
Com estas etapas cumpridas, o empreendedor estará pronto para iniciar a busca, apresentação e negociação com potenciais investidores-anjo para sua startup, lembrando que esta busca é mútua, pois como serão sócios, como detalhado no livro é equivalente a procurar uma esposa/marido, devendo-se cumprir as mesmas etapas, conforme abaixo:
- A primeira etapa de procura é como na “paquera”, quando o empreendedor começa a “flertar” (buscar) o investidor-anjo certo para seu negócio, isto é, aquele que tanto poderá se interessar pelo mesmo quanto agregar valor, com sua experiência, conhecimento e rede de relacionamentos. Para isto, o empreendedor deve submeter seu pitch e apresentação para Anjos do Brasil encaminhar para os investidores mais próximos, bem como participar de eventos e concursos para apresentação do seu negócio.
- Uma vez encontrado um potencial investidor-anjo interessado, passa-se para a fase de “namoro”, isto é, serão marcados “encontros” (reuniões) em que o empreendedor irá apresentar mais detalhes de sua startup bem como conhecer melhor o perfil do investidor-anjo.
- Em o “namoro” sendo bem sucedido, passa-se para o “noivado”, isto é, quando se fecha os principais termos da negociação (o chamado term-sheet), como valor que será investido, participação que o investidor-anjo terá no negócio e como os dois irão se relacionar, isto é, quais os direitos e deveres de cada um.
- Tendo todas as condições acertadas, chega-se ao dia do “casamento”, quando os contratos são assinados e o investimento é efetivado. Importante observar que na realidade este é só o começo do negócio, pois agora é o momento que o empreendedor deverá focar totalmente na execução e o investidor-anjo irá apoiá-lo com orientações e conexões.
- A etapa seguinte é a que difere num relacionamento pessoal, pois muitas vezes o sucesso para ambos vem de um divórcio feliz, seja através de um lançando das ações na Bolsa de Valores ou na venda da startup. Mas quem sabe podem surgir alguns “filhos” futuros de ambos...
Para maiores detalhes sobre estes passos, consulte o livro "Investidor Anjo" e conheça os Cursos/Workshops.